sábado, 2 de junho de 2007

MAIS DE MIL MORTES NO RIO EM MENOS DE SEIS MESES

O Estado precisa repensar sua estratégia. Educação e distribuição de renda são dois ingredientes fundamentais para essa estratégia, caso contrário, construam mais presídios e contratem seguranças.
01/06/2007 - Morreu na madrugada desta sexta-feira (1º) um homem que foi baleado em uma tentativa de assalto, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na noite de quinta-feira (31). Gustavo Grassman de Araújo, 33 anos, foi atingido no tórax e chegou a ser operado na Clínica São Bernardo, na Barra da Tijuca, mas não resistiu aos ferimentos. (PORTAL G1)
01/06/2007 - Três presos em briga em boate na Gávea. Um ferido atendido no Hospital Miguel Couto. (FOLHA ONLINE)
01/06/2007 - Vereador de Magé Djair Corrêa assassinado com sete tiros em um bar na praia de Piedade. (O DIA ONLINE)
01/06/2007 - A Rádio CBN informou na manhã desta sexta-feira que um guarda municipal e um guardador de carros se feriram, por volta das 10h, durante uma briga na Avenida Niemeyer, em São Conrado, Zona Sul. (O DIA ONLINE)
As notícias são de vários veículos, porém estão no site RIO BODY COUNT, que foi inspirado em outro site, o iraqbodycount.org (uma organização civil que se destina a contar o número de vítimas da guerra do Iraque). A idéia do grupo que criou o site, atualizado através de voluntários que buscam notícias em diversos jornais do Rio, é abrir a discussão sobre os altos índices de violência no Estado. De acordo com os organizadores os dados não são exatos, ou seja, o número real pode ser bem maior, já que muitos mortos e feridos da violência urbana não aparecem nos jornais. Fazem poucos dias que coloquei aqui no blog esse "contador de mortos e feridos" da violência urbana do Rio. Fiquei impressionado com o número que marcava o contador há mais ou menos duas semanas atrás: 899 mortos. Estou muito mais impressioando agora, pois o marcador já aponta para mais de mil mortes no Rio de Janeiro desde o início da contagem no dia 1º de fevereiro. Foram mais de cem mortes em pouco mais de duas semanas!
Sabe-se, sem necessidade de uma maior explanação, que está acontecendo uma guerra em todos os sentidos da palavra, entre as facções do tráfico de drogas, e do Estado contra o tráfico. Essa violência no combate ao tráfico é o que gera esse clima de guerra, bem como um "quase estado de guerra" principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Quando eleito, Sérgio Cabral disse que não usaria os conhecidos CAVEIRÕES nas operações nas favelas, e ainda foi mais longe, dizendo que as drogas precisavam ser legalizadas. Isso de fato diminuiria o tráfico. Parece que a vida humana não vale muito para nossas autoridades. Será que a guerra nas favelas do Rio, com pretexto de combate ao tráfico de drogas é razoável, com tantos mortos e feridos? É esse o caminho? Essa guerra não terá fim, e parece que estamos enxugando gelo. Ontem falando com um renomado jornalista sobre o assunto, disse que a situação não tem volta, e que o Estado precisa repensar sua estratégia. Não vou citar aqui quais as melhores maneiras de combate ao tráfico, porém, educação e distribuição de renda são dois ingredientes fundamentais para essa estratégia, caso contrário, construam mais presídios e contratem seguranças.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

CONCESSÕES DE TV NÃO SÃO VITALÍCIAS

O assunto está em pauta: a falta de liberdade de imprensa na Venezuela. Revolta da população da Venezuela? Quem está revoltado? Será que é isso mesmo? Parece que a mídia da elite esqueceu que quando Hugo Chavez sofreu o golpe, que a RCTV participou, não houve uma grande repercussão da imprensa internacional por conta do fechamento da TV do Estado Venezuelano. Porque a mídia agora se manifesta? Seria porque a RCTV é uma TV da mesma elite que tentou retirar o Presidente eleito democraticamente? Para quem viu A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA sabe muito bem do que estou falando. Por isso resolvi escrever sobre o assunto. Porém quando ia escrever, li um texto publicado ontem, bem explicativo sobre a realidade do que está acontecendo na Venezuela e nos meios de comunicação, que senti o desejo de publicá-lo. O texto original foi publicado na CARTA MAIOR.


A decisão do Presidente Hugo Chavez de não renovar a concessão à RCTV



Caso RCTV faz lembrar que concessões não são vitalícias


Caso não tem nada a ver com censura ou com atentado à liberdade de expressão. O que está por trás de todo este tempo e espaço destinados ao tema pela mídia brasileira é a preparação de terreno para a teoria do vale tudo.


Por Edgard Rebouças*


Todo este espaço aberto na mídia brasileira para falar sobre o caso da não renovação da concessão de uma das emissoras da Radio Cararas Televisión (RCTV) é bem sintomático para tentarmos compreender o que se passa atualmente aqui mesmo no Brasil. Seria de levantar suspeitas o motivo pelo qual, de uma hora para outra, a imprensa nacional resolveu sair de sua tradicional posição de costas para a América Latina, se neste exato momento não estivessem em pauta os debates em torno da classificação indicativa na TV e da regulamentação da publicidade de bebidas e de alimentos que causam obesidade.

Tanto a decisão do governo venezuelano como as propostas dos ministérios da Justiça e da Saúde estão sendo colocadas no mesmo balaio do “atentado à liberdade de expressão” e da “volta à censura”. Mas a questão de fundo de ambos os casos é a eterna disputa entre o interesse público e o interesse privado.

No caso da RCTV, o que mais foi dito é que seria fechada a emissora que se opõe ao governo Chávez. Só que a imprensa brasileira, sempre superficial, “se esqueceu” de apurar um pouco mais o histórico da “injustiçada” emissora. Pois, ao que consta, já em 1976, a RCTV foi tirada do ar por três dias por veicular notícias falsas; em 1980 ficou 36 horas fora do ar por causa de sua programação sensacionalista; em 1981, foram 24 horas de penalidade por exibir cenas pornográficas em horário inadequado; em 1989, mais 24 horas fora do ar por ferir a lei ao veicular publicidade de cigarro; e em 1991, teve um de seus programas humorísticos tirado do ar pela Corte Suprema por ridicularizar as pessoas.

Não bastasse todos esses problemas relativos ao conteúdo, há ainda os processos na Justiça por sonegação fiscal entre 1999 e 2003, e por veiculação dos discurso do almirante Molina Tamayo e dos generais Nestor Gonzáles e Guaicaipuro Lameda em favor do golpe militar de 11 de abril de 2002. Ambos os casos: enganar o fisco e incitar o povo a um golpe de Estado, são ações puníveis constitucionalmente em qualquer democracia do mundo; pior ainda se tratando de uma concessão pública como as emissoras de televisão. Vale lembrar que, bem ou mal, Hugo Chávez foi eleito e re-eleito nas urnas.

Outro ponto também não divulgado pela imprensa brasileira é que a não renovação da concessão foi apenas de uma das emissoras do grupo 1BC (1 Broadcasting Caracas), que continua operando com suas empresas de rádio, TV a cabo, internet e fonográficas. A falta de informação deve ser pelo fato de recebermos notícias da Venezuela por agências americanas, inglesas e francesas, ou por correspondentes brasileiros em Buenos Aires. Até pela proximidade geográfica, certamente jornalistas de Roraima teriam informações mais confiáveis.

O caso da RCTV não tem nada a ver com censura ou com atentado à liberdade de expressão. Da mesma forma que não é censura, no Brasil, os casos da regulamentação da classificação indicativa e da publicidade de bebidas alcoólicas e alimentos prejudiciais à saúde; todos previstos na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A (de)formação da opinião por parte da mídia em geral é tratada pelo foco das questões ideológicas. Sendo que as empresas de comunicação tentam sempre afirmar seu papel de defensor da democracia; o que de certa forma era válido nos séculos XVIII e XIX, quando os jornais davam voz àqueles que se opunham aos regimes autoritários. Mas a partir do final do século XIX e início do XX, a imprensa perdeu seu papel de quarto poder para se tornar uma empresa comercial como qualquer outra.

O que está por trás de todo este tempo e espaço destinados ao caso RCTV – maior do que o destinado a muitas outras questões de relevância na América Latina – é uma preparação de terreno para a defesa da teoria do vale tudo. Assim, em nome da “liberdade de expressão”, pode-se desrespeitar os direitos humanos, invadir privacidade, acusar sem provas, corromper... É a moda da tal “liberdade de expressão comercial”, neologismo criado pelos empresários do setor no Brasil.

No entanto, se o que está escrito na Constituição continua valendo, os canais de rádio e televisão são concessões públicas, devem respeitar as leis do país, e, assim como na Venezuela, e no resto do planeta, as concessões não são vitalícias.

(*) Edgard Rebouças é jornalista, doutor em Comunicação, professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro da coordenação executiva da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
FONTE: CARTA MAIOR

terça-feira, 29 de maio de 2007

LANÇAMENTO DA NOVA COLUNA: "Não deu na GRANDE mídia..."

"Não deu na GRANDE mídia..."

Primeiro exilado pós-ditadura, o sociólogo Caio Ferraz, fundador da Casa da Paz, esteve no Brasil, passando aqui quase um mês. Desfilou na MANGUEIRA sem ser notado, e fez tantas outras coisas nesse mesmo anonimato. Apesar de andar como anônimo, esteve com pessoas ilustres como Caio Fábio, Zuenir Ventura, Manoel Ribeiro, Marcelo Freixo, entre outras. E como não podia deixar de ser, visitou VIGÁRIO GERAL, onde foi criado. Ainda para complementar sua proximidade com a favela, conheceu pessoalmente Mr. Catra, Mc Geléia, Mc El Tosh, DJ Saci, e outros MC'S e DJ'S do Funk e Hip Hop Carioca que faziam festa no Teatro Odisséia e no CLUB SIX. Em breve Caio Ferraz estará lançando um livro que contará a realidade que viveu em forma de contos.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

LANÇAMENTO DE NOVA COLUNA & VOTAÇÃO SOBRE NOVO LOGOTIPO DA ANF

Não percam, amanhã o lançamento da nova coluna: "NÃO DEU NA grande MÍDIA..."
A idéia é publicar semanalmente algum fato que não tenha "aparecido" na grande imprensa do país.
Participem também da votação sobre a logo da ANF em nossa comunidade no ORKUT!

Compartilhe!