quinta-feira, 30 de agosto de 2007

COMPRE UM NOTEBOOK E AINDA AJUDE A ANF - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS!

Caros amigos leitores, estou vendendo um notebook! O motivo é que estamos precisando de recursos para a ANF - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS. Acredito no que estou fazendo, portanto esse é um investimento que faço para a organização da ANF.



Notebook Acer Aspire 5100-3949 - Valor: R$ 2.800,00


Quem quiser dar mais para ajudar a ANF pode!



Contato para a compra do notebook: andrefernandes@anf.org.br

Quem não quiser comprar um notebook, mas quiser contribuir para a ANF - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS, poderá fazer através de nossa conta corrente. Por favor entrem em contato com Eliane Martins que é responsável por nossa área financeira no seguinte e-mail: financeiro@anf.org.br

ANF - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS

BANCO ITAÚ

AG. 0416

C/C 50865-3

terça-feira, 28 de agosto de 2007

DIA DE LUTA DO POVO CONTRA A VIOLÊNCIA

Amanhã completam quatorze anos que aconteceu a chacina de Vigário Geral, e parece que nada mudou. As chacinas continuam acontecendo, os políticos continuam se beneficiando delas e a população fica de braços cruzados, se sentindo imobilizada por um estado que não permite a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania plena, onde os pressupostos são direitos e deveres. Os deveres todos sabem, mas e os direitos? Qual o direito que tem os milhões de brasileiros que estão espalhados pelas favelas de todo o país?
Estava em Belo Horizonte essa semana esperando um ônibus, quando um senhor que estava do meu lado me mostrou uma matéria que falava de vinte e cinco pessoas que morreram carbonizadas dentro de um presídio. Aí me disse: "ainda chamam os direitos humanos para esse pessoal, tem tudo que morrer mesmo". A pessoa que estava do meu lado ficou preocupada com minha reação, e deu graças a Deus pelo ônibus do senhor ter chegado, pois ia lhe dizer que, para que aquelas pessoas não precisassem roubar, precisaria de um estado eficiente, que não permitisse pessoas pelas ruas dormindo sem ter dignidade e milhões pelas favelas passando fome... pra que pena de morte se essas pessoas já sofrem pena de vida? Uma vida quase impossível de se viver, pois enquanto poucos tem muito, a grande maioria têm tão pouco ou nada!
Ainda sobre o dia de luta do povo contra a violência resta informar que um deputado com quem já trabalhei fez um projeto de resolução que instituiu esse dia no calendário da ALERJ. Fiquei surpreso ao voltar para o Rio no ano passado, e quando fui ao gabinete do mesmo, sua assessoria não sabia sequer da existência desse projeto. Depois falei com o deputado que me enviou o e-mail que coloco abaixo. Em conversa pelo telefone com o deputado perguntei se ele faria alguma coisa nesse dia, quando ele me deu a informação que iria procurar os deputados Marcelo Freixo (PSOL) e Alessandro Molon (PT), pois segundo ele "esses são os deputados mais combativos na linha de direitos humanos". Vamos ver...
Nesse momento estou viajando pelo país, divulgando e fazendo contatos para a ANF-AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS. Porém minha esperança é que os movimentos populares e de direitos humanos não permitam que caia no esquecimento a chacina que abalou o mundo e que acreditemos que estamos dando nossas vidas por acreditarmos que um mundo melhor é possível!
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 58/2003

EMENTA: FICA INSTITUÍDO O DIA DE LUTA DO POVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONTRA AVIOLÊNCIA

Autor(es): Deputado ANDRÉ DO PV

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:

Art. 1º - Fica instituído no âmbito desta Casa de Leis, o Dia de Luta do Povo do Estado do Rio de Janeiro contra a violência.

Art. 2º - A data deverá ser celebrada anualmente no dia 29 de agosto.

Art. 3º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 12 de março de 2003

Deputado André do PV

JUSTIFICATIVA

Na noite de 29 de agosto de 1993 mais de 40 homens mascarados, armados com metralhadoras, escopetas, pistolas e granadas, invadiram a favela de Vigário Geral, zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, provocando grande terror. Divididos em três grupos, foram responsáveis pelas horas mais dolorosas e terríveis para pessoas de bem, onde incendiaram trailers e motocicletas, cortaram fios telefônicos e destruíram orelhões. O saldo foi de 21 pessoas mortas, nenhuma com antecedente criminal. Entre elas, sete estavam em um bar e oito pertenciam a uma família evangélica. O que se pode perceber cotidianamente é que nas famílias de baixa renda as crianças não têm acesso a lazer de forma adequada, e seus pais vivem a constante preocupação em saber que seus filhos são humilhados, discriminados e agredidos de diversas maneiras. Apesar de completar no próximo 29 de agosto 10 anos da chacina de Vigário Geral, continuamos a registrar que todos os dias pessoas morrem nesta guerra sem fim, entre elas inúmeros inocentes. Diante do acima exposto, não podemos esquecer o que aconteceu nesta data, portanto, juntos lutemos para que essa violência deixe de existir, ficando assim aqui proposto o Dia 29 de Agosto como o DIA DE LUTA DO POVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONTRA A VIOLÊNCIA.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O DIA QUE RICARDO BOECHAT LEVOU UM FURO

Na quinta passada (23/08/2007) a coluna do Ricardo Boechat publicou a seguinte frase do dia: “Acabo de receber uma ameaça por e-mail. É a primeira vez que não chega por telefone." - André Fernandes.
Fiquei estarrecido ao ficar sabendo da nota. Soube através de um amigo, que entrou no MSN e me contou. O Jornalista, se é que posso chamar isso de jornalismo, me ligou na segunda. Perguntou se eu não tinha algo de interessante para ele, pois não teve capacidade de achar algo mais interessante para publicar que a foto de uma pessoa que recebeu uma ameaça. Que insensibilidade!
Nesse caso é preciso entender como funciona o jornalismo, pois o pressuposto para se escrever em uma coluna é o ineditismo, sendo assim me desculpe o Boechat que é um cara sério, mas ele levou um furo de meu blog, pois já havia publicado aqui sobre essa ameaça no sábado (18/08/2007).
Isso foi de uma falta de respeito e consideração, que parece estar se tornando normal entre pseudo-jornalistas. Como publicado em matéria da revista CAROS AMIGOS esse mês, é bom lembrar: JORNALISMO NÃO É PROFISSÃO, É VOCAÇÃO!
Ainda cabe esclarecer para os jornalistas que trabalham com o Boechat que nunca fui "jurado pelo tráfico" como foi afirmado na coluna. Saí do Rio por motivos pessoais e para estudar jornalismo. Se tivesse o trabalho de ler meu blog saberia um pouco mais sobre minha história e trabalho.
Cabe ressaltar também que o jornalista que conversou comigo, deve estar precisando muito mesmo desse EMPREGO, já que não pensou sequer no mal que poderia causar com essa nota.

Compartilhe!