terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no banco dos réus

Neste ano de 2008, comemora-se o aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e no Brasil, em especial, temos outras comemorações de importantes marcos na construção da nossa suposta democracia, como os 120 anos da abolição formal da escravidão, os 20 anos da Constituição Federal e a maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Apesar da importância desses documentos, as celebrações oficiais apresentam um Brasil que não existe, mostrando um país comprometido com a efetivação dos direitos fundamentais. Mas a História nos traz outra realidade.

Nos últimos anos, o Estado brasileiro tem se mostrado o principal violador dos direitos dos seus cidadãos. Seja através de suas inúmeras omissões ou ações violentas, o Estado mata e deixa morrer, assim como não garante o mínimo de serviços básicos para sua população, como saúde, saneamento e moradia. As poucas vozes que se levantam contra essas práticas são reprimidas, criminalizadas ou busca-se escondê-las, sejam estas movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos ou apenas indivíduos preocupados com as opções de política de Estado que os governos que vem fazendo.

Buscando denunciar esta realidade e suas violências cotidianas, estas mesmas entidades, movimentos e pessoas resolveram se juntar e organizar um evento que denuncie este Estado hipócrita e assassino, apresentando um contra-discurso que efetivamente discuta a questão dos direitos fundamentais e suas violações no Brasil. Daí surgiu o projeto “Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no Banco dos Réus”, uma iniciativa popular que discutirá toda esta problemática.

Para este trabalho foram escolhidos quatro grandes temas:

· Violência policial e as mega-operações no Rio de Janeiro: a chacina do Complexo do Alemão e outros casos

· Violência e genocídio de jovens negro e pobres em São Paulo: os crimes de Maio/2006 e as execuções sumárias sistemáticas

· Prisão e execuções sumárias na Bahia: o sistema carcerário e a morte de jovens negros

· Criminalização e violência estatal contra movimentos sociais e sindicais

O Tribunal será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2008 na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco, mas diversos eventos preparatórios serão realizados até lá. Convidamos a todos para participar desta construção!

domingo, 5 de outubro de 2008

ÚLTIMA FORMA!

Vinicius deu última forma na sua projeção para vereadores...


VEREADORES - ULTIMA FORMA

tai o que voces queriam...baseado em pesquisas ORBI, IBPS, relatos, impressoes pessoais. reclamem, xinguem , agradeçam, concordem, discordem, relembrem, mas nao deixe de me abastecer com fatos e notícias...valeu!

QUOCIENTE ELEITORAL - de 70 a 73 mil votos..

PP/PSL - 2 a 3 - Certos, Vera Lins e Carlos Bolsonaro; com grande chance, Aleixo da Auto Escola
PDT - 3 - Briga booa ... Leonel Brizola Neto, Charbel Zaib, Nereide Pedregal, Sami Jorge; ainda na briga, Bandeira, Cacau de Brito, e Duda Petra.
PT do B - 3 a 4 (mais pra 3) - certissimo o vereador Jorge Pereira; na briga, Eliana Ribeiro, Carminha Jerominho, Jorge Braz, um pouco mais atrás, Felipe Terrezo, Dr. Gilberto, Del, Marcelo Tijolo e Mario Junior.
PSDB - 4 a 5 (mais pra 4) - certissima Lucinha e Tereza Bergher; na acirrada briga pelas outras 2, Guaraná, Luiz Carlos Ramos, Patricia Amorim, Andrea Gouveia Vieira; corre por fora ainda o Marcelo Arar
PMDB - 5 a 6 - certos Jorge Felippe, S. Ferraz, Chiquinho Brazao, Veronica Costa (que está sub judice), e Clarissa Garotinho; o resto ainda luta, destacando-se com mais chances o Argemiro Pimentel, e o Cleilton da loterica.
PSOL/PSTU - 1 a 2 (mais pra 1) - certissima a reeleição de Eliomar Coelho (PSOL); se fizerem 2, muito provável o Cyro Garcia (PSTU); Babá (PSOL) ainda corre por fora.
PSC/PRP - 2 a 3 - certo o Dr. Jairinho; na (s) demais, brigam bem Marcio Pacheco, Alberto Salles, Rogerinho, e Elias Torres.
PHS/PTN - 0 a 1 - se alcançar o quociente eleitoral, o eleito certamente será Marcelo Piuí (PHS)
PTC/PMN - 1 a 2 - destacam-se Renato Moura (PTC) e o Girão (PMN), que serão eleitos se a chapa fizer 2; se fizer um a briga fica entre esses mesmo, o eleito deverá ter entre 17 a 20 mil votos.
PRB/PRTB - 2 a 3 (mais pra 2) - certos João Mendes e Tania, ambos do PRB/IURD; corre por fora o Bencardino (PRTB), caso a chapa faça 3.
PSDC - 2 - Claudinho da Academia, e Valerio Gomes são os favoritos para essas cadeiras; correm ainda na briga, Dr. João Vicente, Dr. Marcus Guedes e Almir Napoleão.
PV - 1 - se alcançar o quociente, embalado no voto de legenda 43, aí disputarão a vaga a Vereadora Aspasia, o ex Vereador Sirkis e corre por fora o Paulo Messina.
PT - 3 a 5 - certos Vinicius Assumpção, Elton Babu e Adilson Pires; o resto ainda briga, como Jurema Batista, Lourival Casula e outros..
PC do B/PSB - 4 - briga boa: pelo PSB, Dalva Lazaroni, Rubens Andrade, Dr. Carlos Eduardo e Rogerio Bittar e pelo PC do B, Capelli e Mario Del Rey são os favoritos; correm por fora o Roberto Monteiro e William Coelho, ambos do PC do B;
PTB - 1 a 2 (mais pra um) - favoritissima, claro, Cristiane Brasil; corre por fora, pela pouco provável segunda cadeira, o Duda e o Fausto Alves. Na minha opinião disputarão a primeira suplência.
PR - 2 a 3 - os favoritos ainda são Lilian Sá, Fernando Moraes e Deco; corre ainda por fora o vereador Nelson Ferreira e Itagibe Cabral, que deverão lutar pelas primeiras suplências.
PPS - 2 - se nada sensacional acontecer, deverão ser eleitos o Stepan Nercessian e o Paulo Pinheiro. Mario Vilas Boas deverá ser bem posicionado.
DEM - 10 a 11 - certos Rosa Fernandes e Eider Dantas; e os demais brigam muito: leve favoritismo para Aluisio de Freitas, Cerrutti e Paulo Cerri, brigando ainda os vereadores Jorge Mauro, João Cabral, Luiz Humberto, Wanderley Marins, Silvia Pontes, Leila do Flamengo, Claudio Cavalcanti e Jorginho da SOS e o suplente de deputado Tio Carlos; por fora, na luta o Prof. Celio Luparelli, vereador Carlos Caiado, Gustavo Cintra, Marinho, Elizeu Kessler.
PCB e PCO - 0 - não fazem ninguém. O PCB, com reforço de candidatos do PH, em re-organização, mesmo assim não conseguirá...
Escrito por VINICIUS CORDEIRO às 10h32

Compartilhe!