sábado, 23 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

PT DO B REALIZA CONVENÇÃO REGIONAL E GANHA MAIS UM DEPUTADO



O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) realizará neste sábado (23/05) sua Convenção Regional, na Câmara de Vereadores de Niterói (Av. Amaral Peixoto,s/nº), a partir das 10hs. O partido elegerá seu diretório regional quando deverá reconduzir o advogado Vinicius Cordeiro à presidência. O Presidente do PT do B irá anunciar a filiação do deputado estadual Marcos Abrahão, ampliando assim a bancada do partido na ALERJ, que passará a contar com dois integrantes. O PT do B espera eleger dois Deputados Federais e quatro deputados estaduais em 2010. Vinicius adianta que o partido terá candidato próprio ao Senado e chapa completa para a Câmara dos Deputados e ALERJ. São esperadas mil pessoas no evento que contará também com a presença do vereador de Belo Horizonte Luiz Henrique Rezende, Presidente Nacional do Partido.

terça-feira, 19 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

GUTA



Como ontem não vi meus e-mails, acabei não sabendo do falecimento de uma grande companheira, a Guta. Conheci essa guerreira quando fui membro do Conselho da Comunidade, entidade que se propunha a fiscalizar o sistema penitenciário. Segue abaixo um texto de José Dirceu, que com certeza conheceu-a melhor que eu!




Nossa amiga e companheira Guta nos deixou

Por José Dirceu




Infelizmente, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, a Guta, não resistiu às conseqüências do acidente que sofreu há algumas semanas. Guardarei dela a imagem de combatente e de resistente - marcas que a acompanharam sempre, até agora nesses dias em que, hospitalizada, lutou bravamente pela vida. Essa coragem e disposição são as características maiores que ficam de sua vida inteira.

Sua morte é uma grande perda para os amigos que, como eu, sempre a acompanharam e a admiraram. Guta, junto com companheiros seus do MR-8 e da Dissidência Guanabara - Vladimir Palmeira e Ricardo Vilas Boas - fez parte do grupo dos 15 presos políticos (entre os quais, eu) trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick em 1969.

Eu a conheci naquela viagem pós-troca para a cidade do México e depois nos meses de convivência lá, até a nossa ida para Cuba, onde ela viveu um período e se preparou para voltar ao Brasil. Sempre estivemos próximos e ligados politicamente, embora distantes geograficamente, em países e depois em Estados diferentes.

Nesse momento em que me despeço dela, lembro-me de quando nos encontrávamos e de nossa relação afetuosa. Era como retomar o papo do dia anterior. A partida de Guta é uma grande perda para mim e para toda a nossa geração.


Nos últimos anos, ela trabalhou como Ouvidora da Petrobras. Sua última luta (ou a penúltima, antes da que travou pela vida no hospital) foi em defesa do seu sobrinho neto, Sean, cujo pai - o norte-americano David Goldman - trava na justiça, com o pai adotivo brasileiro, uma batalha para levá-lo aos Estados Unidos.

A permanência da criança no Brasil, com a família de sua mãe - Bruna Bianchi Carneiro Ribeiro, já falecida - foi a última grande causa na qual Guta se engajou. Essa é uma causa, portanto, que podemos e devemos abraçar como uma homenagem a Guta. No início da noite, recebi a informação de que o corpo da companheira Guta será velado amanhã, das 9 às 15h na capela número 7 do Cemitério São João Batista. Às 13 horas haverá uma homenagem de seu filho Luis Henrique e companheiros e ao término do velório, o corpo será cremado.

Compartilhe!