sábado, 14 de julho de 2007

A FESTA DOS RICOS NO PAÍS DOS POBRES

A MAQUIAGEM FEITA PARA OS JOGOS PANAMERICANOS
O dia de ontem foi diferente para o Rio de Janeiro. De um lado a maravilha de uma bela festa para o mundo ver, de outro aqueles que sofrem com a falta de trabalho que acaba gerando mais violência, pois a população não tendo dinheiro para comer, se movimentar, se comunicar, ou até ter momentos de prazer, acaba se desesperando... Como diria a música: "a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte!"
Eram dez horas da manhã quando cheguei à Central do Brasil de metrô, e fiquei pasmo com o quadro: todos os camelôs haviam sido retirados para a maquiagem do PAN. Como se não bastasse, para garantir a "ordem pública", agentes de segurança do metrô tentavam impedir que moradores de rua ficassem nas imediações das saídas da estação. Me aproximei quando o agente dizia para um morador de rua: "Você pode ficar só lá do outro lado da rua!"



Órdem pública



O PAN dos pobres


Não foi preciso andar muito para perceber outra dificuldade que teremos em nossa cidade, que já tem seu trânsito caótico. Um ônibus estava parado, quando vi que o motorista estava dando o troco para o passageiro que acabara de entrar. Entrei no onibus, dei dois reais, e passei pela roleta, que não tinha mais trocador. Pensei: o que vai acontecer com todos esses trocadores? Ficarão desempregados? Aumentará mais o desemprego? E o trânsito? Como ficará se o motorista tiver que ficar dando troco para todos os que entram? E no horário do "rush" então? Enfim, perguntas que todos deveriam fazer para as empresas, e para a prefeitura.


Como será quando não houver mais trocador?



Cheguei antes do horário marcado para o início do ato convocado pelos movimentos populares contra a violência do PAN, que seria realizado em frente ao Centro Admnistrativo São Sebastião, de onde despacha o prefeito Cesar Maia. Já se encontrava no local um grupo de pessoas que tinha vindo de São Paulo.

Centro Administrativo São Sebastião



Concentração dos movimentos populares


O ato contou com a participação de diversas organizações. Entre elas a rede de movimentos contra a violência, que vem denunciando o caveirão, o veículo blindado da PM que entra nas favelas com um auto-falante ligado com a frase:"eu vim buscar sua alma!"


http://www.redecontraaviolencia.org.br/



Os ativistas comemoravam a quantidade de pessoas no ato, pois o prefeito Cesar Maia havia afirmado que não passaria de trezentas pessoas, quando segundo a organização do ato, o número foi superior a mil pessoas presentes. Sete ônibus com pessoas de cinco estados foram o reforço para a manifestação.





Mais de mil manifestantes se concentravam em frente à prefeitura



Com a prefeitura fechada, já que era ponto facultativo, os guardas municipais aguardavam o pior, que não aconteceu!

Com criatividade cada movimento se manifestou da sua maneira.


O MST se manifestou com cruzes onde estavam escritos os nomes de trabalhadores mortos pela violência.


Outro movimento colocou a foto do presidente Lula em um caixão.

Não precisa de legenda...

Quando o ato já estava lotado, o microfone passava nas mãos dos que estavam na organização. Cyro Garcia do PSTU aproveitou para dar seu recado contra a lei anti-greve: "Se Lula não tivesse feito muita greve, não seria presidente!" Já o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) denunciou: "Tive informações concretas que no complexo do alemão, onde a população é de duzentas mil pessoas, só existe uma escola, e nenhum hospital do estado!"









Já eram quase meio dia, quando manifestantes começaram a gritar: "se o ato é contra o PAN vamos pro Maracanã!". Foi quando membros da oganização, imediatamente disseram que iriam em direção a Candelária. Afirmação suficiente para deixar descontente vários movimentos populares, que diferente dos partidos que estavam na manifestação, pretendiam seguir para o Maracanã. Nesse momento Bruno Alves, do coletivo Luta Armada, pega o microfone e comunica a decisão de sua entidade: "Vamos seguir para o Maracanã!" Ato suficiente para ser impedido de cantar a música de seu grupo, que já estava na programação.





A fala do pessoal do Luta Armada


Infelizmente o ato não manteve sua unidade. A confusão se instaurou quando militantes do PSTU se "estranharam" com militantes de movimentos sociais contrários a idéia de que teriam que ir para a Candelária, já que a abertura do jogos aconteceria no Maracanã.





Após o "estranhamento" um grupo foi para a Candelária e outro em direção ao Maracanã. O grupo que foi para o Maracanã chegou lá pacifícamente. Ao chegarem juntaram-se à um grupo de índios que estavam também fazendo uma manifestação. Com uma média de trezentas pessoas, a manifestação deu uma volta no estádio do Maracanã gritando: "pra gente rica, o PAN é esporte, pra favelado é porrada e morte!"



O fato é que com o ingresso para a abertura dos jogos panamericanos custando cinquenta reais o mais barato, não é dificil concluir que a festa de abertura não foi para os pobres. Por isso Lula foi vaiado e Cesar Maia ovacionado. Entende-se que a popularidade do Presidente pode estar em baixa, mas só mesmo sendo um evento para uma classe que não os pobres, que o prefeito do Rio poderia ser aplaudido como foi, por quem foi.

"Pra gente rica, o PAN é esporte, pra favelado é porrada e morte!"





quinta-feira, 12 de julho de 2007

PANdemônio


Ontem fiquei feliz, não só pelo bonequinho do PANdemônio pixado, como também pelas faixas que as entidades representativas da UERJ colocaram voltadas para o estádio do Maracanã falando do PANDEMÔNIO que esse evento transformou o Rio de Janeiro.

Não era nenhuma novidade o PANdemônio que já havia sido feito pelo chargista Latuff há pelo menos uns dois meses atrás. O motivo da repressão é óbvio, não querem que essa imagem, que traduz a realidade de nossa cidade, seja vista lá fora, e por isso usam da repressão, como estão fazendo já há alguns meses nas favelas, tendo como principal motivo a maquiagem para os jogos Panamericanos. Já que é de livre expressão o pensamento, coloco aqui meu apoio ao Latuff pela charge que demonstra não a maquiagem, mas a realidade!

Amanhã, movimentos populares e organizações diversas, juntos com a população, realizarão um ato contra a violência do PAN. O evento será em frente à prefeitura do Rio de Janeiro, às onze horas da manhã.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PRESÍDIO DO PAÍS DAS MARAVILHAS

Não abro todos os e-mails que recebo, caso contrário, não faria outra coisa de minha vida. Porém alguns, por vezes, me chamam atenção. Uma colega de faculdade vinha me mandando algumas mensagens, que vez por outra, eram até interessantes. A última foi de total desgosto, alias de total desinformação. Pensei: essa moça vive em outro mundo!
Tive que mandar uma mensagem de volta para ela dizendo: " Essa foi a pior que vc já me mandou! Muito ruim mesmo..."
Ela me retornou dizendo o seguinte: "Pronto! esta excluido do meu orkut e msn, assim não vai mais receber mensagem nenhuma vinda d mim!"
Fiquei feliz por ter sido excluído do orkut dela, e caso alguém pense em mandar algum outro texto como esse aí em baixo, pense antes se não está perdendo o seu tempo, ou fazendo uma asneira, já que as informações para circularem, principalmente de quem estuda ou quer trabalhar com jornalismo, precisam ser precisas, e não tiradas de um conto de fábulas, como é o caso da colega que vive no mundo das maravilhas!
Talvez eu esteja viajando, como dizem por aí na gíria! Porém, como fui membro do conselho da comunidade(órgão fiscalizador do sistema penitenciário) sei bem como são os presídios de nosso país.

------------------------------------------------------------

Pronto! esta excluido do meu orkut e msn, assim não vai mais receber
mensagem nenhuma vinda d mim!

------------------------------------------------------------

Essa foi a pior que vc já me mandou!

Muito ruim mesmo...


------------------------------------------------------------



INVERSÃO DE VALORES... QUEM É QUE ESTÁ SENDO PUNIDO? QUEM TRABALHA OU QUEM COMETE CRIMES???

PRESÍDIO
'Você passa a maior parte do tempo numa cela - 5x6m.
TRABALHO
Você passa a maior parte do tempo numa sala - 3x4m.
PRESÍDIO
Você recebe três refeições BALANCEADAS POR NUTRICIONISTA por dia E e
graça. TRABALHO
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela... E MUITAS
VEZES É SÓ UM X...
PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.
TRABALHO
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.
TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança or ter
esquecido o crachá.
PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama...
TRABALHO
Você é demitido se assistir TV,olhar e-mails(!) e jogar qualquer coisa...
PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes E VISITAS ÍNTIMAS...
TRABALHO
Você não tem nem tempo de NEM lembrar da sua familia...
e qdo lembra ve que não ganho o suficienta pra pagar as contas até de
coisas que vc já não possui mais... pois foi roubado e vc continua pagando
né...
qtos de nós ganhamos limpo R$1.700,00 reais???
Pois saiba que é em torno disso a despesa que "um"preso dá a nós
contribuintes...
É POR ISSO Q A VIDA É DURA MAS NEM POR ISSO DEIXAMOS DE LUTAR COM
ONESTIDADE E RESPONSABILIDADE PARA TER UM MUNDO MELHOR E PARA QUE ISTO ACONTEÇA EXISTE E POLICIA AS LEIS JUIZES E MINISTÉRIO PUBLICO O DIA QUE BANDIDOS PRESOS TIVEREM DE TRABALHAR PARA COMER OU TER ALGUM DIREITO ASSIM COMO NOS COM CERTEZA O MUNDO VAI FICAR MELHOR

terça-feira, 10 de julho de 2007

Não deu na GRANDE mídia...

EXILADO DA VIOLÊNCIA URBANA VOLTA AO PAÍS

Já está no Brasil o sociólogo Caio Ferraz. Para quem não conhece a história de nossa cidade, ele é o primeiro exilado pós ditadura da violência urbana do Rio de Janeiro, tendo recebido asilo dos EUA. Entre outras atividades no Brasil, Caio estará participando de uma mesa de debate do lançamento do novo site da ANF-AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS com Caco Barcellos, Mauricio Campos e Mister Catra. O debate será dia 19 na UERJ.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

PANDEMÔNIO SOCIAL - ATO DENUNCIARÁ CAOS NA UERJ

Pandemônio Social - Ato denunciará caos na UERJ



No dia 10 de julho, às 15h, em frente ao portão principal do campus Maracanã será realizado um ato público promovido pelas três entidades representativas da UERJ.



Na ocasião, serão colocadas faixas com mensagens denunciando o caos nos serviços públicos do Estado e distribuída carta aberta à população com denúncias sobre as precárias condições de trabalho e de estudo na Universidade.



Após o ato, participem do Arraiá do Sintuperj, em frente à capela ecumênica, com o tema: "Cadê o meu, Cabrá?"

Compartilhe!