quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CHARUTOS*

Charutos*

Wilame Prado

Acho que a grande maioria dos garotos que atingem certa idade começam a desejar algumas coisas que, em certo ponto, é por influência de filmes norte-americanos. Foi unanimidade quando tocaram no assunto de charutos. Estava combinado de que seria naquela noite linda de sexta-feira, onde a negritude que esmagava nossas cabeças se entrosava com a brisa amena e deliciosa que esvoaçava os cabelos compridos de nós. Eu, Flávio e Caetano.

Em frente ao estádio, num bar, ou melhor, num boteco de esquina, foi que experimentei pela primeira vez um charuto. Eu achava que todos que estavam naquele ambiente boêmio iria olhar para mim de um jeito diferente; senti-me mais importante, mais mal, mais Fidel, mais jogador de pôquer, mais Juan Carlos Onetti, mesmo sem saber se ele fuma charuto. Caetano também estava no auge de um orgasmo "charutual", porém não tomava tanta cerveja como eu. E Flávio, coitado, não se dava ao deleite de experimentar essa sensação de grandeza, sendo que para mim era o que mais merecia, pois era um cara humilde, que tinha todo direito de pelo menos uma vez se sentir mais do que os outros.

Apesar de não sabermos se o charuto era de boa qualidade, fizemos um ritual e tanto, pois de fato merecia. Caetano mordeu a ponta, pois qualquer bom fumante de charuto sabe que, se cortar com a tesoura afeta o sabor (eu não sabia). Depois, tratamos logo de arrumar uma caixa de fósforos. Recusamos o isqueiro da velha do bar e perguntei para a senhora se ela estava de brincadeira comigo, pois uma dona de um bar deveria saber que acender charutos com isqueiro corrompe o sabor original do nobre fazedor de fumaça (eu também não sabia, quem me falou foi o Caetano).

Percebia que estava mais esnobe, mais norte-americano, mais desgraçado. É por isso que existem tantas pessoas más e ridículas neste mundo. Não por causa de uma simples merda de um charuto, mas de pequenas coisas materiais que sobem nas cabeças das pessoas, corrompendo a dignidade, até então, original de cada ser.

Vou explicar melhor: as pessoas são outras depois de conseguirem algo que tanto almejam e que provavelmente tem um status maior do que de outro grupo de pessoas. Você seria a mesma pessoa depois de virar um presidente de um país, de um movimento estudantil ou de qualquer presidência? É óbvio que agora você fala que seria a mesma pessoa, mas é aí que está a questão. Não é por querer. É um mal de todo ser humano. É inevitável.

Mas, voltando a descrição daquela linda noite, onde nada poderia evitar a bebedeira, nem a tristeza ou alegria contida em nossos corações, pois, afinal de contas, além de ser sexta-feira, ainda era a primeira vez que eu e meu amigo Flávio bebíamos juntos. A primeira de várias bebedeiras. Logo em seguida, depois de tomar um pouco no boteco ao lado do estádio, fomos em direção a nossos humildes lares, onde talvez um banho quente estaria nos esperando ou até uma pilha de louças para lavar, visto que são atividades normais do cotidiano de moradores de repúblicas. Refleti bem e lembrei que havia oitenta por cento de chances de ter uma louça me esperando e ainda um banheiro para lavar. Juntando isso com certo grau de excitação que a cerveja e o magnífico instrumento de elevação moral - o charuto – haviam provocado, insisti aos amigos para que não deixássemos a tão linda noite boêmia se encerrar tão cedo.

Então fomos para outro boteco, ou melhor, fomos para uma lanchonete fazedora de lanches, ao lado do bosque que continha blocos humildes e paupérrimos, a Universidade Estadual de Maringá. Lá, tomamos cerveja para valer. No meio da jornada de morticínio de neurônios chegou um amigo meu da província e um amigo de curso do Flávio, que também era meu amigo de trabalho. Eles perceberam meu ponto de excitação alcoólica, deixando-me irado. Esse motim durou dois minutos até que, como uma fórmula mágica, vejo Dasy, amiga nossa de trampo, passando dentro de uma circular.

Devido a vários fatores que já mencionei, dei meu primeiro fiasco da noite: quase parei a circular só para dar um oi à nossa companheira. Porém, devido a seu alto grau de reflexo, vendo rapidamente que existia um copo de cerveja em minha mão, ela me esnobou. Isso me deixou muito triste, pois, até então, pensava que ninguém tinha coragem de rejeitar Fidel Castro, o fumante de charutos.

Bebemos bastante ainda, mas já não era a mesma coisa. Ainda aconteceram coisas incríveis, como exemplo outra circular passando na rua com outra amiga nossa. Tentei me animar, mas pensava seriamente em desistir de ser o chefe de Estado de um país socialista.

Ora. A vida, nesse dia, deu-me um golpe. Logo percebi - com o passar das bebedeiras, com o passar dos anos, com o passar dos acontecimentos - que a vida é essa. Um golpe. A felicidade são todas ilusões muito bem detalhadas, umas duram mais do que as outras. Uns se enganam a vida inteira achando que são felizes, mas todos, sem exceção de ninguém, percebem que a felicidade plena não existe. Assim como Santo Agostinho a denominava como o conhecimento de Deus, assim como um milhão de românticos acham que felicidade é quando se encontra alma gêmea, assim como Flávio acha que felicidade é poder saber tudo de Gabriel García Márquez e ser seu discípulo, eu, naquela sexta-feira linda, achava que tinha encontrado a felicidade naquela merda de charuto.

Volto para casa. Já é tarde, ou cedo, dependendo do ponto de vista. Lembrei-me de que teria de trabalhar no outro dia, ou melhor, daqui algumas horas. Isso me fez perceber que a ressaca estava começando. O gosto de charuto na boca me deixou de mal-humor. Percebo definitivamente que não gosto de charutos, nem de me sentir melhor do que ninguém. Percebo que o bom e velho humilde que sou, volta ao meu corpo. Cheguei atrasado ao serviço. Levei bronca, e isso é deprimente. Será que minha chefe fuma charutos?

*Meu primeiro conto, escrito no início do ano de 2004. Vendo as notícias sobre a renúncia de Fidel Castro, deu-me vontade de publicá-lo.

Wilame Prado é estudante de jornalismo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ONDE ESTÁ SUA FÉ?

Mesmo sem acompanhar minha história, centenas de pessoas que me conheceram em algum lugar, perguntam: "Onde está a cabeça ou a FÉ do André"? Questionam, principalmente os evangélicos, acerca de minha preocupação com o social, com a justiça, ou melhor, injustiças praticadas, principalmente nas favelas do Rio de Janeiro, já que acredito que o que se faz, fala muito mais do que só falar. Pessoas que me conheceram há muitos anos atrás, que me viram pregando o evangelho nas favelas, questionam hoje sobre o tal do "chamado" que Deus me fez...

Confesso minha irritação com esses "irmãos" que estando longe, se acham no direito de perguntarem sobre minha FÉ ou onde está minha cabeça! Lembro sempre de quando fui excluído de um rol de membros de uma igreja por motivo de "faltas"! É isso mesmo... pasmem! Fiquei sabendo que havia sido excluído da "igreja" por motivo de faltas, através de uma matéria no jornal O GLOBO. Porém eu sabia que o motivo era outro: O fato de visitar, naquela época, um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro nas penitenciarias de Bangu (essa história você conhecerá na íntegra se ler o livro ABUSADO de Caco Barcellos ou ouvir uma de minhas palestras. Importante não pegar um texto sem contexto para usar de pretexto!). Afinal, O Mestre Jesus havia dito que deveríamos visitar os presos e ajudar os necessitados... E foi isso que fiz, morando inclusive mais de uma década nas favelas do Rio para ajudar e melhor entender essa realidade!

Uma das coisas que mais tinha dificuldade quando morava e trabalhava com os evangélicos nas favelas do Rio era o fato dos evangélicos não quererem se "misturar" com outras religiões para trabalharem em prol das comunidades. Eu pensava: se temos aqui uma necessidade e temos quem queira ajudar, porque não juntar forças? Foi nessa época que comecei a notar a importância de manter minha FÉ, porém não me manter dentro de um "status quo", mesmo que isso custasse meu apedrejamento pelos ditos "religiosos".

Todos os religiosos, desde a época de Jesus, sempre foram categóricos ao taxarem os que se afastavam daquilo que era pregado por esses mesmos reliosos. Foi exatamente por isso que os religiosos daquela época tramaram para que O Mestre fosse crucificado! Assim mesmo os religiosos de hoje continuam querendo "enquadrar" todos os que estão fora dos seus domínios, que fogem do "status quo".

Sou Cristão! Assim me apresento em todos os lugares que vou... Não sou institucionalizado... Estou No Caminho, onde o mestre andou. A Eclésia ou assembléia deve ser de acordo com O Mestre, o encontro de dois ou mais no nome D'Ele. A Igreja não cabe em prédios construídos por mãos humanas! Porém, acredito ser de suma importância que os do Caminho se encontrem... Comigo tem sido assim. Encontro todos os dias irmãos que se dizem excluídos, até conversarmos e dizer que não! Jesus não excluiu ninguém! O evangelho de Jesus não é excludente, antes é inclusivo!

Espero que muitos que estão lendo esse blog possam se incluir, sabendo que o que falamos é de Graça, que significa favor imerecido... Eu não mereço, mas tenho! Não sou bonzinho deliberadamente. O ser humano não é! Porém podemos nos melhorar e liberar a mesma Graça que temos recebido aos que ainda não a conhecem.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Não deu na GRANDE mídia...

HISTÓRIA DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO SERÁ CONTADA EM LIVRO
Ainda sem titulo e sem editora, Isis Cardoso, que trabalha há pelo menos duas décadas em movimentos comunitários nas favelas do Rio de Janeiro, promete lançar ainda esse ano o livro que contará histórias que aconteceram durante a década de noventa. Nesse período, importantes e polêmicos grupos surgiram como o MOVIMENTO FAVELANIA e o MPF - MOVIMENTO POPULAR DE FAVELAS. A autora, atual diretora da FAFERJ - Federação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, está pedindo ao Dr. Nilo Batista para fazer o prefácio do livro.

Compartilhe!