quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008: PIROTECNIA X DEBATE

*Rafael Huguenin

Em uma época como essa em que vivemos, na qual as grandes decisões são tomadas não com base em reflexões e ponderações responsáveis, mas com base na mais rasteira superficialidade das luminosas (e caras) campanhas das agências de publicidade, não causa espanto que a escolha dos líderes políticos seja também determinada pelos mesmos critérios publicitários que determinam que um produto comercial qualquer seja um sucesso de vendas: maximização da exposição do produto, o apelo visual envolvido na divulgação mesma do produto e mais uma série de recursos outros que não se dirigem propriamente à mais elevada de nossas faculdades, que é a razão, mas ao puro instinto.

Neste contexto, foi com grande felicidade que li a entrevista concedida ao Jornal do Brasil pelo candidato Vinícius Cordeiro (PtdoB). Não apenas pelo inegável preparo técnico, que certamente ele possui, para exercer um cargo de tal magnitude, mas sobretudo por estar comprometido com uma forma de fazer política que se tornou coisa do passado. Pois em uma época como essa em que vivemos, a velha prática grega do debate político em praça pública e à vista de todos os homens tornou-se coisa do passado. Assim, quando vemos alguém conduzir uma campanha pautada não na pirotecnia e nos efeitos especiais da publicidade, mas na boa e velha argumentação e conhecimento de causa, devemos nos alegrar. Se isso não é suficiente para elevar um candidato ao topo das intenções de voto, é um sinal da penúria dos nossos tempos e não do candidato.
* Professor de Filosofia.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

LISTA DOS VEREADORES QUE DEVEM SE ELEGER!

Quando se fala em previsões para eleições ele é uma das principais fontes da mídia carioca. Estou falando de Vinicius Cordeiro, especialista em legislação eleitoral e que sempre antecipa como deve ficar o quadro do pleito no Rio de Janeiro.
Ontem Vinicius publicou em seu blog, que vale a pena ser visitado, uma lista dos candidatos a vereadores que deverão se eleger. Vale a pena conferir e aguardar para ver!


QUOCIENTE ELEITORAL - de 70 a 73 mil votos...




PP/PSL - 2 a 3 - Certos, Vera Lins e Carlos Bolsonaro; com grande chance, Aleixo da Auto Escola




PDT - 3 - Briga booa ... Leonel Brizola Neto, Charbel Zaib, Nereide Pedregal, Sami Jorge; ainda na briga, Bandeira, Cacau de Brito, e Duda Petra.




PT do B - 3 (remota a 4a) - certíssimo Jorge Pereira; na briga, Eliana Ribeiro, Carminha Jerominho, Jorge Braz, Felipe Terrezo, Dr. Gilberto, Marcelo Tijolo e Mario Junior.




PSDB - 4 a 5 (mais pra 4) - certissima Lucinha e Tereza Bergher; na acirrada briga pelas outras 2, Guaraná, Luiz Carlos Ramos, Patricia Amorim, Andrea Gouveia Vieira; corre por fora ainda o Marcelo Arar




PMDB - 5 a 6 - certos Jorge Felippe, S. Ferraz, Veronica Costa (que está sub judice), e Clarissa Garotinho; o resto ainda luta, destacando-se ocm mais chances o Argemiro Pimentel, e o Cleilton da loterica.




PSOL/PSTU - 1 a 2 (mais pra 1) - certissima a reeleição de Eliomar Coelho (PSOL); se fizerem 2, muito provável o Cyro Garcia (PSTU); Babá (PSOL) ainda corre por fora.




PSC/PRP - 2 a 3 - certo Jairinho; na (s) demais, brigam bem Marcio Pacheco, Alberto Salles, Rogerinho, e Elias Torres.




PHS/PTN - 0 a 1 - se alcançar o quociente eleitoral, o eleito certamente será Marcelo Piuí (PHS)




PTC/PMN - 1 a 2 - destacam-se Renato Moura (PTC) e o Girão (PMN), que serão eleitos se a chapa fizer 2; se fizer um a briga fica entre esses mesmo, o eleito deverá ter entre 17 a 20 mil votos.




PRB/PRTB - 2 a 3 (mais pra 2) - certos João Mendes e Tania, ambos do PRB/IURD; corre por fora o Bencardino (PRTB), caso a chapa faça 3.
PSDC - 2 - Claudinho da academia, e Valerio Gomes são os favoritos para essas cadeiras; correm ainda na briga, Dr. João Vicente, Dr. Marcus Guedes e Almir Napoleão.




PV - 1 - se alcançar o quociente, embalado no voto de legenda 43, aí disputarão a vaga a Vereadora Aspasia, o ex Vereador Sirkis e corre por fora o Paulo Messina.




PT - 3 a 5 - certos Vinicius Assumpção e Adilson Pires; o resto ainda briga, como Jurema Batista e outros..




PC do B/PSB - 4 - briga boa: pelo PSB, Dalva Lazaroni, Rubens Andrade, Dr. Carlos Eduardo e Rogerio Bittar e pelo PC do B, Capelli são os favoritos; correm por fora o Roberto Monteiro e William coelho, ambos do PC do B;




PTB - 1 a 2 (mais pra um) - favoritissima, claro, Cristiane Brasil; corre por fora, pela dificil segunda cadeira o Duda e o Fausto Alves.




PR - 2 a 3 - os favoritos ainda são Lilian Sá, Fernando Moraes e Deco; corre ainda por fora o vereador Nelson Ferreira.




PPS - 2 - Se nada sensacional acontecer, deverão ser eleitos o Stepan Nercessian e o Paulo Pinheiro. Mario Vilas Boas deverá ser bem posicionado.




DEM - 9 a 11 - Certos Rosa Fernandes e Eider Dantas; e os demais brigam muito: leve favoritismo para Aluisio de Freitas e Paulo Cerri, brigando ainda os vereadores Jorge Mauro, João Cabral, Wanderley Marins, Silvia Pontes, Leila do Flamengo; por fora na luta o Prof. Celio Luparelli, Jorginho da SOS, Marinho, Elizeu Kessler.




PCB e PCO - 0 - Não fazem ninguém. O PCB, com reforço de candidatos do PH, em re-organização, mesmo assim não conseguirá...



Fonte: Blog do Vinicius Cordeiro - http://www.viniciuscordeiro.zip.net/

domingo, 28 de setembro de 2008

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Essa é a pergunta que vai estar na boca de todos os brasileiros nos próximos sete dias. Afinal, aqui no Rio por exemplo, quase cinquenta por cento da população ainda não sabe em quem vai votar para prefeito. Essa porcentagem é ainda maior quando se fala no voto para os vereadores.
No último pleito, quando foram escolhidos os vereadores e o atual prefeito, não tive o prazer de votar, pois estava morando fora do Rio. Acompanhei de longe as eleições, com uma grande vontade de estar participando do processo. Se estivesse aqui confesso que teria a tendência de votar no Dr. Nilo Batista, meu amigo e advogado, em quem confio e admiro.
Comecei nesse processo eleitoral trabalhando como assessor de imprensa de um dos doze postulantes à prefeitura do Rio. Seu partido, em crescimento, ainda não tem a estrutura que vi durante essa campanha nas demais candidaturas. Aliás, uma das mais modestas!
Vinicius Cordeiro, 45 anos, casado, advogado especialista em legislação eleitoral, é uma referência quando se fala no assunto. Colocou seu curriculum e vida à disposição do PT do B, do qual é vice-presidente nacional e presidente regional, para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro.
Tenho que confessar que comecei essa campanha trabalhando profissionalmente, porém sem estar convencido de que deveria votar em Vinicius Cordeiro! Todos que me conhecem e sabem de minha história de vida, questionaram e começaram a dizer: "Tudo bem, você é um profissional e precisa ganhar dinheiro!" Porém essa história mudou quando acompanhei o meu candidato em um debate no Sindicato dos Contabilistas com o outro candidato em quem eu votaria. Percebi o preparo técnico e o conhecimento de causa de Vinicius Cordeiro. Ainda depois disso, percebi que ele conhece tão bem o Rio quanto qualquer outro candidato, que só está andando pela Zona Oeste, por exemplo, por que estamos em eleições!
O que ficou claro pra mim, que tenho acompanhado essas eleições bem de perto, é que se o Vinicius tivesse as condições financeiras que os outros candidatos, que estão recebendo grana de empreiteiras e empresários, poderia estar bem pontuado nas pesquisas. Outra coisa é que não acredito nessas pesquisas. Ainda mais quando são encomendadas pelos candidatos que estão com dinheiro para comprar essas mesmas pesquisas.
Por isso tudo declaro aqui meu voto para VINICIUS CORDEIRO para prefeito do Rio de Janeiro. Peço para você que está lendo esse texto para observar as propostas do meu candidato aqui no blog durante os próximos dias ou através de seu site.
VINICIUS CORDEIRO - PREFEITO - 70
SETENTA É A SENHA PRA MUDAR!

Compartilhe!