sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DESEMPREGADOS

Meu amigo Wallace Hermann publicou esse poema em minha página do facebook. Ainda não sei quem escreveu, só sei que gostei e publiquei!
Desterritorializados.
Putos da vida.
Armados até os dentes.
Luta de classes.
...Sem rumo.
Sem horizonte.
Sem revolução,
reduzida à disputa de território, este visto como fonte de renda, tributos e mais-valia,como campo de expropriação e captura dos fluxos vitais da produção social.
Quanta coragem, quanta disposição,
quanto sangue escorrendo pelo chão,
choro e chorume se misturando no valão,
vidas potencialmente revolucionárias morrendo em vão...
O showbusiness não pode parar, a vida é um grande negócio..a morte também..

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GUERRA NO RIO!

A situação é de guerra! A jornalista da GLOBO NEWS diz: A guerra ainda não acabou... As imagens de duzentos homens armados passando de uma favela para a outra são marcantes. As facções anunciam uma união que foi erroneamente minimizada por nosso secretário de segurança. A população está com medo e não se vê luz no fim do túnel, pois os criminosos não tem nada a perder!
Tenho uma outra preocupação, pois vejo muita gente dizendo que "tem que matar" ou coisas parecidas. Esse sentimento fica claro quando vemos a apresentadora do RJ TV, ao ver as imagens de duzentos traficantes, perguntando ao Rodrigo Pimentel se não tinha como a polícia cercar os duzentos e...fazer o que mesmo? Pedir para os duzentos abaixarem as armas? Se renderem? Não, isso não aconteceria! A estratégia foi correta, pois deixou que eles se evadissem para que não acontecesse uma matança. Se existe essa criminalidade como está, é porque o Estado deixou que um século de abandono dessas áreas fossem dominadas pelo crime. Ocupem as favelas com equipamentos sociais e continuem fazendo ditribuição de renda, como Lula já vinha fazendo. Investimento em educação para os pobres também vai ajudar a médio e longo prazo a mudar essa realidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

RATOS DI VERSOS

RATOS andam... transformam-se......
CONVITE DO AMIGO(RATO) DUDU PERERÊ

Estamos mais uma vez de mudança (sempre estamos de mudança). Hoje somos sem-teto muito bem abrigados: Pelo sereno da noite que cai na Lapa(por cima); e pelo belo da escadaria cheia de vida que ressignifica o conceito de obra de arte(por baixo). Porém de tudo, somos seres sedentários e queremos uma toca para tocarmos a fanfarra sem medo de temporal!

A sugestão para hoje é: RATOS AMBULANTES

A concentração é na Escadaria Selarón da Lapa e lá pelas tantas saímos em cortejo cantante pelos cantos da Lapa para juntos buscarmos uma nova toca simpática. Aí paramos em um, matamos as sedes, dizemos poemas; paramos em outro.... e por aí fôssemos... Que tal? Vamos todos???
qUANDO? terça-sim(hoje) 23/11
q HORAS? concentração a partir das 20:30hs
oNDE? concentração na Escadaria Selarón da Lapa
eNDEREÇO: Rua Joaquim Silva Lapa(entrando na rua da sala Cecília Meireles, no final é o local)
No último(quero dizer: no mais recente) RATOS DI VERSOS, ganhamos um vídeo do artista João Saboia, vejam: http://www.youtube.com/watch?v=mJMG1bsHtGo
E em homenagem ao sereno da escadaria da Lapa, lanço mão de Giovani Baffô:Em casa de menino de rua o último a sair apaga a lua.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DUAS AMIZADES, DOIS CAMINHOS, DUAS ESCOLHAS

Esses dias acompanhava a tentativa de uma pessoa, pela qual tenho grande estima, de ajudar a uma amiga de infância. A amiga dela, usuária de crack, começou a se prostituir para conseguir dinheiro e assim satisfazer o vício, que salvo em raras exceções, não tem volta. As duas têm quase a mesma idade, e tiveram as mesmas oportunidades, porém as histórias foram diferentes, única e exclusivamente por conta das escolhas que fizeram.

Essa história me fez lembrar de uma outra, que posso falar citando nomes, pois já foi inclusive publicada pelo meu amigo Zuenir Ventura, em seu livro CIDADE PARTIDA. A história de Caio Ferraz e Flávio Negão. Os dois se conheceram na infância, na favela de Vigário Geral. Um se tornou chefe do tráfico e o outro sociólogo e acabou fundando a CASA DA PAZ. Um foi perseguido e morto pela polícia, enquanto o outro, hoje, é um bem sucedido empresário nos Estados Unidos.
Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você...

Compartilhe!