sábado, 4 de agosto de 2007

CONVERSA NO SALÃO DE BELEZA

É com grande prazer que apresento nossa mais nova colaboradora. Já venho pedindo para ela me enviar um texto para nosso blog, porém sem tempo, dando aulas no IFCS e fazendo seu doutorado, estava quase impossível qualquer outra coisa. Conheci Isabela Campoi em um ônibus à caminho de Salvador. Estávamos indo para o "BRASIL OUTROS QUINHENTOS", e ficamos presos na estrada. Muitas histórias!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Conversa no salão de beleza.
Eu havia marcado horário no dia anterior: dez e meia da manhã. Já tinha acontecido uma vez antes: a manicure não foi. Trocando em miúdos, levei um “bolo”! De novo. Eu tenho uma coisa com as palavras. Se disse que ia fazer, eu faço. A não ser que circunstâncias especiais contribuam pra algum tipo de esquecimento. Promessas de bar, por exemplo (assim me justifico, André).
Decidi que esperaria a manicure por meia hora. As outras todas estavam ocupadas e acabei entrando num papo com a cliente da Evelyn. A Evelyn foi alvo de uma enquête que eu tinha feito semanas antes pelas ruas. A pergunta: “Você já viajou de avião?” E ela conhecia Cuba. Achei o máximo! Pelo trabalho no salão, ela abandonara a faculdade particular de Enfermagem. Não pôde mais pagar e teve que trabalhar. Eu sugeri que ela fizesse o pedido de equivalência de histórico escolar e tentasse entrar na UFRJ. Bem, mas isso foi outro dia. Hoje, com o segundo “bolo” da Lucilene, eu comecei a conversar com a cliente da Evelyn. Auditora do INSS de Vitória, ela estava em trabalho temporário no Rio. Falamos de greve. Ela é contra, acha que não resolve nada. Concordou comigo, quando eu disse que há uma espécie de cultura da greve no Brasil. Falei mal do funcionalismo público. Ela concordou, mas um pouco sem graça, afinal, ela é funcionária pública e disse que trabalha muito. Falou de mudanças que estão acontecendo e que darão mais eficiência ao trabalho da previdência social no Brasil. Os que estão resistindo, como nos hospitais federais, é porque serão cobrados e não querem perder as regalias, típicas do nosso funcionalismo. Eu já tinha concluído que um dos graves problemas no Brasil está ligado à gestão. Meramente: gerir, administrar, fazer funcionar, enfim. Depois partimos pra outra pauta: a vida privada. Mãe de gêmeas, o marido chegara ontem do Espírito Santo pra passar o fim de semana com ela num hotel da Lapa. Ela sentia mais saudade da sua cadela de estimação do que de qualquer outra coisa ou pessoa da sua casa em Vitória.
Foi quando, escondendo minha opinião a esse respeito, olhei as horas: faltavam cinco minutos pras onze e “minha” manicure não havia chegado ainda. Quando a mulher começou a relatar o tratamento de beleza que sua cachorrinha recebe semanalmente em um petshop, esmoreci pensando: “Já é hora de ir!”. Voltei pra casa chateada com a Lucilene e decidida a mudar de manicure. E a elegi. É certo que a Evelyn tem muito a me dizer sobre Cuba.

Isabela Campoi, professora substituta na área de História do Brasil na UFRJ, doutoranda em História Social na UFF( bolsista CAPES).

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Fidel Castro é o novo colunista de Caros Amigos

Leia na


de agosto!





Quem é Renan Calheiros?


O repórter João de Barros retraça a trajetória do senador Renan Calheiros, de menino pobre a envolvido em escândalo de corrupção.


Caros Amigos tem um novo colunista: Fidel Castro


De pouco tempo para cá, Fidel Castro passou a pôr no papel e na imprensa cubana oque chamou de Reflexões, abordando os mais variados temas. Vendo isso, resolvemos fazer uma consulta a Cuba: Caros Amigos seria autorizada a publicar um texto de Fidel mensalmente e considerá-lo seu colunista?


A resposta foi positiva. Estreamos com o texto intitulado "O Brasil Substituto dos Estados Unidos?" - onde o presidente fala sobre a "deserção" dos atletas cubanos no Pan do Rio. Bem-vindo a nossas páginas, escritor Fidel Castro!


Também em agosto:


José Arbex Jr. e Danilo Siqueira entrevistam o professor de filosofia Paulo Arantes. E João Pedro Stedile relembra o geógrafo e pensador Milton Santos.


E mais:


- O repórter Marcelo Salles conta o que viu no Complexo do Alemão: trabalhadores mais assustados com policiais do que com bandidos.


- Renato Pompeu discute a escravidão na China.


- Guilherme Scalzilli relata as reações ao cancelamento, pelo governo venezuelano,da licença de operação da RCTV.


- Georges Bourdoukan revela o que a mídia grande não deu sobre a invasão do Líbano.


Nas bancas a partir de 09/08.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

MISTER CATRA CONVIDA!

Hoje Mr. Catra estará no Circo Voador no evento MISTER CATRA CONVIDA. Para quem tem dúvidas sobre como será o evento onde Catra estará com seu convidado Marcelo D2, leia a matéria que publiquei na ANF-AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS.



Circo Voador se torna local de encontro da Favela

Catra encontra com Caio Ferraz de Vigário Geral



Autor(es):André Fernandes


Quem foi que disse que segunda-feira é dia de ficar em casa? Mesmo com a chuva que começou a cair antes de começar o show, Mister Catra comandou a festa ontem (23/07), que segundo ele "é só o começo". Centenas de pessoas compareceram ao Circo Voador, que desde quinta-feira tem sido palco para dezenas de organizações, MC'S e DJ'S fazerem a festa da favela. De quinta a domingo aconteceu o II BIENAL FAVELA FESTA, que teve como mestre de cerimônia Jovem Cerebral. Ontem foi a vez de Mister Catra comandar o show com seus convidados. No palco junto com Catra cantaram os MC'S Sapão, Galo e Pé de Pano. Na platéia estavam centenas de pessoas que gostam do funk, e entre elas um convidado ilustre de Mister Catra, o sociólogo Caio Ferraz, fundador da Casa da Paz de Vigário Geral.
O evento de ontem foi o primeiro de uma série que estão por vir. Semana que vem estará com Catra nada mais, nada menos que Marcelo D2. Ainda mais adiante o empresário de Catra já citou o grupo REVELAÇÃO, que canta O SIMPÁTICO (letra do Catra).

O evento aconteceu tranquilamente, ocorrendo somente um fato isolado. MC Sapão que havia estacionado seu carro no lado do Circo, em frente a Fundição Progresso, teve seu veículo arrombado e o vidro foi quebrado:"acabei de tirar o carro da oficina" disse Sapão.

Compartilhe!