sábado, 5 de abril de 2008

Deu na GRANDE mídia...

Há mais de dez anos atrás trabalhei na VINDE - VISÃO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO como assessor de assuntos comunitários do presidente da organização, Pr. Caio Fábio. Foi lá que conheci Jorge Antonio Barros*, que está hoje no jornal O GLOBO mas que na época era o diretor de comunicação da VINDE. Fui na redação de O GLOBO esta semana e reencontrei o "Jorginho" como carinhosamente o chamávamos. Conversamos sobre as atividades que ambos têm realizado ultimamente, e achei interessante divulgar o último texto escrito no blog dele, pois é um serviço à sociedade. Hoje mesmo recebi um telefonema de minha irmã, que está internada com DENGUE. A dengue está vitimando milhares de pessoas e parece que está acontecendo um grande descaso do Estado, principalmente na esfera municipal. Vamos acompanhar esse debate e nos mobilizar!


Em parceria com o blog REPÓRTER DE CRIME, o Globo Online realiza na próxima terça-feira, dia 8, de 11h às 13h, um chat em vídeo ao vivo sobre a epidemia que ameaça o Rio. "Informação: a melhor arma contra dengue" é o debate-entrevista para o qual já confirmaram presença o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o epidemiologista Roberto Medronho, professor da UFRJ. A convite da editora-executiva do Globo Online, Raquel Almeida, o debate será mediado por este blogueiro.

Os internautas poderão participar ao vivo com perguntas e comentários, desde que informem seu nome verdadeiro e email para contato, para se evitar a prática de acusações anônimas e levianas que são comuns na internet. Este é o segundo chat on line apresentado pelo Globo Online em parceria com o REPÓRTER DE CRIME. O primeiro foi realizado no ano passado e colocou, lado a lado, dois ex-integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o tenente-coronel Mário Sérgio e Rodrigo Pimentel, debatendo o filme "Tropa de Elite". Esse debate foi considerado um sucesso com mais de 3 mil acessos e cerca de 300 perguntas enviadas pelos leitores-internautas.

O Globo Online decidiu convidar Côrtes e Medronho porque ambos apresentaram uma postura pró-ativa no combate à dengue. O secretário estadual de Saúde foi a primeira autoridade a admitir, no dia 20 de março, que o Rio sofre uma epidemia (relembre aqui), um dia depois de O GLOBO publicar manchete na qual o epidemilogista Roberto Medronho afirmou que o estado vive uma epidemia de dengue desde janeiro. Medronho é considerado um dos maiores especialistas em dengue do país. Conheça aqui o perfil do doutor em Saúde Pública pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz. E aqui conheça um pouco do secretário de Saúde do Estado.

A dengue é uma doença que reapareceu no Rio em 1986. Na época se pensava até que a culpa fosse de uma grande indústria de medicamentos, que funciona na Baixada Fluminense, onde a doença se manifestou na ocasião. Cobrindo protestos dos moradores contra a tal fábrica, eu também fui contaminado. Desde então, o mosquito "aedes aegypti" tem sido o inimigo público número um de cidades como Rio, sobretudo durante o verão. Essa nova epidemia está marcada por uma letalidade jamais vista no país (são 67 mortes confirmadas no Estado) e um face ainda mais cruel: crianças e adolescentes têm sido os maiores alvos do mosquito. Enquanto a população sofre (são 57 mil casos desde o início do ano), fugindo do mosquito, ou encarando até 28 horas à espera de uma vaga em hospitais lotados, autoridades deram sinal de imaturidade ao ficar debatendo de quem é a culpa. Nesse ponto, o governo do estado saiu na frente e admitu a responsabilidade pelo combate à doença.

- O único alvo de nossa polêmica tem que ser o mosquito - afirmou o secretário Sérgio Côrtes, a este blog.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/
*Sobre o autor:
Jorge Antonio Barros cobre criminalidade e segurança pública desde 1981. É editor-adjunto de Rio do GLOBO. Tem dois prêmios Esso e ganhou, em 2007, o Prêmio de Jornalismo do AfroReggae e a menção especial do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. É integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Compartilhe!