terça-feira, 16 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS DE SANTA CATARINA POR WELLINGTON DE OLIVEIRA

O texto abaixo me foi enviado por Wellington Oliveira, presidente nacional da JOCUM - Jovens Com Uma Missão, que se encontra em Santa Catarina com dezenas de voluntários da missão. São notícias diretamente de quem está envolvido com a ajuda aos desabrigados, dispensando solidariedade e atenção aos necessitados.
Oi Brother.

Graça e Paz!

Estou a quatro dias correndo as áreas afetadas pelas enchentes em Santa Catarina. Resolvi dar umas férias solidárias para meus filhos e minha esposa. Pegamos uma barraca e alguns trecos mais e entramos na lida. Acampando aqui e acolá, conversando com pessoas que sofreram os riscos de perto, que perderam familiares e etc. As histórias que ouvimos são ''incríveis''.

Estivemos em Blumenau com Valderrama e sua família, passamos por Gaspar, Ihota e fomos até o morro do baú, o local de maior destruição. O que vimos por lá é estarrecedor. Foi muita destruição horrível! Nos faz entender o que quer dizer: Abalar os fundamentos dos montes. Por todos os lados se vê desgraça. Pessoas tentam recompor seus sentidos e suas vidas. Alguns, enquanto removem o aterro de cima de suas casas, olham de maneira distante para o horizonte movendo aquelas pás e enxadas como se eles próprios não estivessem ali.

Nos abrigos, a desesperança é a mesma. Todos se perguntam...Porque? E agora? O que será da minha vida?

A base de JOCUM de Uberaba - Curitiba, respondeu aos anseios de parte de Blumenau com bastante empenho e oportunismo. Conversei com um presidente da associação de moradores em um dos abrigos que elogiou muito o trabalho da JOCUM na pessoa dos jovens que lá estiveram. Outras bases também responderam com doações, ofertas e equipes. Obrigado a todos que se dispuseram a ser resposta nesta catástrofe.

Em todo tempo se ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

A reconstrução em algumas áreas em Blumenau e região levará bastante tempo. Equipes ainda poderão achar muito o que fazer por lá, mesmo no ano que vem. Aqueles de vocês que dispuserem de tempo e de equipes serão muito bem-vindos! Já no morro do baú a situação é mais complicada. O acesso é restrito e ainda tem muitas áreas interditadas devido ao grande risco de deslizamento de terra. Em Itajaí e Navegantes os moradores, a despeito das perdas que tiveram, já estão voltando à normalidade.


A defesa civil já está dispensando ajuda de muitos voluntários naquelas cidades.

Quem estiver nas imediações de Blumenau, Gaspar e Ilhota durante o natal poderão ser de grande conforto e consolo nos abrigos da região e para as famílias de áreas afetadas. Tem bastante crianças, adultos e alguns militares por lá.

Um grande abraço a todos vocês!
Wellington de Oliveira

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VOCÊ SAIU NA FOTO?

Se você foi fotografado por mim, gostaria de esclarecer que as duas últimas câmeras que estavam comigo não eram minhas. A primeira que me refiro, era emprestada e foi furtada quando eu acabara de fotografar Carlinhos de Jesus abraçado com o Pedro Ernesto, presidente do Cordão do Bola Preta. Assim sendo, perdi todas as fotos que estavam lá! Algumas eu já tinha passado para o computador e já estão no orkut do DIÁRIO ANDRÉ FERNANDES. Outras não tenho, infelizmente, para que as pessoas que estão me pedindo possam ter também.

A outra câmera que usei recentemente em Maringá, me foi emprestada pelo Bruno Ladeia, mantenedor do DIÁRIO, que ficou de me enviar as fotos. Estou esperando ele ter um tempo para fazer isso, já que a internet onde ele se encontra agora é discada, e seria muito difícil mandar rápido. Ficou a promessa que chegaria logo. Portanto, quem saiu na foto em Maringá, pode esperar que vai poder ver em breve, também no album do DIÁRIO. As fotos são liberadas para cópias, portanto agradeço se colocarem o crédito para quem tirou.
Também esclareço que a FOTO DA SEMANA do blog não foi modificada porque no momento estou sem uma câmera. Por isso se algum fotógrafo quiser enviar durante os próximos tempos alguma foto para que seja publicada, os créditos serão dados.
PS. O DIÁRIO ANDRÉ FERNANDES aceita doação de uma câmera!

Compartilhe!