quarta-feira, 19 de março de 2008

Deu na GRANDE mídia...

Apesar da GRANDE mídia estar ligada ao capital e aos interesses normalmente de uma classe que não a dos pobres, quem escreve nas redações não são pessoas ricas, antes pelo contrário, são pessoas que, em sua grande maioria, conseguiu crescer e alcançar um patamar com a força de seu trabalho! Ontem mesmo estava em uma palestra do jornalista Caco Barcellos que assim como grande parte dos jornalistas, nasceu e cresceu em um bairro da periferia, o que corrobora essa tese. Existe porém um esforço, apesar dos patrões, de se fazer um jornalismo isento por parte de muitos que estão nas redações.

A partir de hoje estarei publicando semanalmente uma nova coluna: "Deu na GRANDE mídia". O objetivo é mostrar o que a grande mídia tem publicado, baseado nos contatos que venho mantendo com jornalistas sérios. Apesar dos movimentos populares ainda não terem aprendido a lidar tão bem com a mídia, é uma ferramenta importantíssima para quem quer realizar algum trabalho que necessite de repercussão.
O DIA QUE OS SEM-TETO VISITARAM O SHOPPING

O polêmico passeio que os sem-teto fizeram no Shopping Rio Sul, em 2000, virou filme nas mãos do cineasta e mestrando em Filosofia Vladimir Seixas, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A proposta: mostrar como eles souberam manipular a mídia. "Os sem-teto convocaram a imprensa e disseram que seria um protesto. Mas na verdade só queriam passear, chamar atenção. E conseguiram. Todos os jornais compareceram", diz ele, que resgatou a história de 'Hiato:' com integrantes do movimento. O filme percorrerá agora salas de aula e será ponto de partida para debates entre estudantes.

FONTE: Jornal O DIA (INFORME O DIA com Jan Theophilo) em 19/03/2008

Um comentário:

Búu disse...

Interessante essa manifestação dos SEM-TETO, nota-se ai a necessidade da mídia em mostrar tudo o que choca e dá ibope, o jogo de interesse mesmo. Não há porque negar a presença de sem tetos em um shopping, mas como foi descrito no seu comentário a respeito disso o capitalismo corrói a mente de todos, no sentido da discriminação e desta ampla desigualdade social.

Estarei sempre aqui no que puder irei colaborar.

Té mais.

Compartilhe!