sábado, 5 de abril de 2008

Deu na GRANDE mídia...

Há mais de dez anos atrás trabalhei na VINDE - VISÃO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO como assessor de assuntos comunitários do presidente da organização, Pr. Caio Fábio. Foi lá que conheci Jorge Antonio Barros*, que está hoje no jornal O GLOBO mas que na época era o diretor de comunicação da VINDE. Fui na redação de O GLOBO esta semana e reencontrei o "Jorginho" como carinhosamente o chamávamos. Conversamos sobre as atividades que ambos têm realizado ultimamente, e achei interessante divulgar o último texto escrito no blog dele, pois é um serviço à sociedade. Hoje mesmo recebi um telefonema de minha irmã, que está internada com DENGUE. A dengue está vitimando milhares de pessoas e parece que está acontecendo um grande descaso do Estado, principalmente na esfera municipal. Vamos acompanhar esse debate e nos mobilizar!


Em parceria com o blog REPÓRTER DE CRIME, o Globo Online realiza na próxima terça-feira, dia 8, de 11h às 13h, um chat em vídeo ao vivo sobre a epidemia que ameaça o Rio. "Informação: a melhor arma contra dengue" é o debate-entrevista para o qual já confirmaram presença o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o epidemiologista Roberto Medronho, professor da UFRJ. A convite da editora-executiva do Globo Online, Raquel Almeida, o debate será mediado por este blogueiro.

Os internautas poderão participar ao vivo com perguntas e comentários, desde que informem seu nome verdadeiro e email para contato, para se evitar a prática de acusações anônimas e levianas que são comuns na internet. Este é o segundo chat on line apresentado pelo Globo Online em parceria com o REPÓRTER DE CRIME. O primeiro foi realizado no ano passado e colocou, lado a lado, dois ex-integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o tenente-coronel Mário Sérgio e Rodrigo Pimentel, debatendo o filme "Tropa de Elite". Esse debate foi considerado um sucesso com mais de 3 mil acessos e cerca de 300 perguntas enviadas pelos leitores-internautas.

O Globo Online decidiu convidar Côrtes e Medronho porque ambos apresentaram uma postura pró-ativa no combate à dengue. O secretário estadual de Saúde foi a primeira autoridade a admitir, no dia 20 de março, que o Rio sofre uma epidemia (relembre aqui), um dia depois de O GLOBO publicar manchete na qual o epidemilogista Roberto Medronho afirmou que o estado vive uma epidemia de dengue desde janeiro. Medronho é considerado um dos maiores especialistas em dengue do país. Conheça aqui o perfil do doutor em Saúde Pública pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz. E aqui conheça um pouco do secretário de Saúde do Estado.

A dengue é uma doença que reapareceu no Rio em 1986. Na época se pensava até que a culpa fosse de uma grande indústria de medicamentos, que funciona na Baixada Fluminense, onde a doença se manifestou na ocasião. Cobrindo protestos dos moradores contra a tal fábrica, eu também fui contaminado. Desde então, o mosquito "aedes aegypti" tem sido o inimigo público número um de cidades como Rio, sobretudo durante o verão. Essa nova epidemia está marcada por uma letalidade jamais vista no país (são 67 mortes confirmadas no Estado) e um face ainda mais cruel: crianças e adolescentes têm sido os maiores alvos do mosquito. Enquanto a população sofre (são 57 mil casos desde o início do ano), fugindo do mosquito, ou encarando até 28 horas à espera de uma vaga em hospitais lotados, autoridades deram sinal de imaturidade ao ficar debatendo de quem é a culpa. Nesse ponto, o governo do estado saiu na frente e admitu a responsabilidade pelo combate à doença.

- O único alvo de nossa polêmica tem que ser o mosquito - afirmou o secretário Sérgio Côrtes, a este blog.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/
*Sobre o autor:
Jorge Antonio Barros cobre criminalidade e segurança pública desde 1981. É editor-adjunto de Rio do GLOBO. Tem dois prêmios Esso e ganhou, em 2007, o Prêmio de Jornalismo do AfroReggae e a menção especial do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. É integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Um comentário:

Jorge Antonio Barros disse...

Grande André,
Obrigado pela força. Aproveito para manifestar minha solidariedade no caso do processo da Casa da Paz. Vc fez uma boa defesa, baseada no fato de que já não estava mais na direção da ONG, quando deixaram de prestar conta do dinheiro público.
Um abraço
Jorge Antonio Barros

Compartilhe!