terça-feira, 10 de junho de 2008

FAVELA NO SHOPPING

"Tem direito sim, claro que tem direito!" Afirmou o oficial da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro em uma cena do documentário HIATO:, de Vladimir Seixas, que retrata o passeio feito no Shopping Rio Sul no ano dois mil. Essa cena se passa dentro de um ônibus, quando manifestantes sem-teto estavam se dirigindo para o shopping e foram parados pela polícia, que queria saber o que acontecia.

A constituição brasileira é clara sobre o direito de ir e vir e sobre tantos outros direitos individuais e coletivos. É estarrecedor agora tomar conhecimento que um grupo de jovens de periferia teriam sido “barrados” e impedidos de passear no shopping Palladium, recém-inaugurado na cidade de Curitiba*. Esse shopping fez exatamente o contrário do que a administração do Rio Sul, impedindo a circulação de cidadãos. E ainda pior, fizeram as forças de segurança do Estado do Paraná ao permitirem que a administração do shopping tivesse tal atitude.


Talvez seja essa a clara importância da mídia para o ato do Rio Sul e que infelizmente não aconteceu na capital do Paraná. Curitiba e todo o país precisam assistir o documentário de Vladimir Seixas e refletir sobre o processo de segregação que cria profundos abismos sociais. Os depoimentos recolhidos pelo cineasta revelam uma realidade com a qual nos identificamos diariamente.


Talvez seja essa a hora de toda a periferia “passear no shopping”, apoiados pela imprensa interessada em fazer a cobertura de tais fatos. Colocamos à disposição a nossa Agência de Notícias das Favelas, empenhada em divulgar para a mídia qualquer tipo de violação dos direitos individuais a qualquer cidadão brasileiro. Inclusive o direito de passear no shopping quer sejam ricos ou pobres! Afinal, como disse o agente da lei: “Tem direito sim, claro que tem direito”!


André Fernandes - Diretor da ANF.
*UOL: Shopping de Curitiba barra jovens da periferia - Marcus Vinicius Gomes, em 05/06/2008

Publicado originalmente na ANF - Agência de Notícias das Favelas

Nenhum comentário:

Compartilhe!