quinta-feira, 29 de julho de 2010

VITÓRIA DA FAMÍLIA

Acontecerá hoje a pré estréia do filme QUATROCENTOS CONTRA UM – UMA HISTÓRIA DO CRIME ORGANIZADO, baseado no livro de William da Silva Lima. William ficou conhecido no passado como “professor”, o fundador do Comando Vermelho. Há alguns anos atrás, William evadiu do sistema penitenciário. Ele tinha direito, após mais de trinta anos preso (a justiça só permite que uma pessoa fique presa trinta anos), a uma VPL, ou seja, visita periódica ao lar. Foi e não voltou mais, como poderia fazer qualquer pessoa que estivesse na condição dele. O grande motivo por tanto tempo, foi justamente ter sido considerado um dos fundadores da maior facção criminosa no país.

Hoje com sessenta e sete anos, Simone, sua esposa conta que ele já não é mais aquele homem que encontrou há vinte e cinco anos atrás, quando era estagiária de direito na Ilha Grande. Apesar de não ser a mesma pessoa e ter, segundo ela, crescido muito como ser humano, o amor não deixou de existir, muito pelo contrário. Eles têm hoje três filhos: A mais velha com vinte e quatro, é o orgulho da família e o mais novo com dezenove anos, vai ser pai nos próximos dias.

Ao reencontrar William e Simone em algum lugar desse país, fiquei impressionado com a resistência dessa família, que passou por tantas dificuldades até conquistar a liberdade. “Estou em liberdade, mas ainda não sou livre!” Exclamou um homem que passou maior parte dos seus dias preso e sonha em poder caminhar livremente. O autor do livro QUATROCENTOS CONTRA UM, também escreveu um livro de poesia e ainda outros que não foram publicados. Ele conta muitas histórias que fazem parte da memória de nosso país, como é o caso de uma vez que era, segundo ele, financiado por Brizola, para reproduzir materiais em uma tipografia clandestina, cujo endereço fora posteriormente descoberto por agentes da repressão.

Muitas famílias que não passaram pelo que eles passaram e com um poder aquisitivo melhor, não conseguem permanecer unidos por muito tempo. Algumas que conseguem, prosperam e são felizes, comprovando a importância dessa célula de nossa sociedade. No caso de Willian e Simone, após tanto tempo juntos e resistindo até conquistarem à liberdade, pode-se constatar a vitória da família que permaneceu unida!

Nenhum comentário:

Compartilhe!