quinta-feira, 14 de junho de 2007

A RESISTÊNCIA




Tenho muitas histórias com o movimento Hip Hop e já contei aqui no blog como começou meu envolvimento com essa cultura. Agora vou contar um pouco mais desse pessoal que continua resistindo até hoje desde O HIP HOP DO SANTA MARTA. O primeiro que conheci que na realidade não faz parte de A RESISTÊNCIA, mas que não tinha como não citá-lo, foi Marcelo Elcy. Nascido e criado no Santa Marta, Marcelo foi a pessoa que batalhou para que a cultura Hip Hop fosse disseminada na comunidade. No dia do VIVA ZUMBI, o Santa Marta não imaginava o que ia acontecer. Foi uma data histórica para a comunidade. Não vejo Elcy há muito tempo e fiquei sabendo que está bem e continua resistindo com a cultura Hip Hop. Acredito que em breve estaremos nos reencontrando.


Foi no VIVA ZUMBI que conheci Jovem Cerebral, que por ter passado por várias dificuldades, queria transformar, como nós, a realidade das favelas do Rio. Criado no morro da Mineira, Jovem foi co-participante comigo de várias "aventuras" e sonhos. Chegamos a trabalhar juntos na CASA DA CIDADANIA, e tantos outros eventos. A última vez que estivemos juntos em um trabalho foi quando o convidei para ser co-produtor de um documentário que estava produzindo para uma TV Alemã nas favelas do Rio.


DJ Saci morava no Humaitá, perto do Santa Marta, como já citei aqui no blog. Ele subia algumas vezes por semana na maior disposição, com um carrinho, carregando suas Pick up's para ensinar seu ofício que exerce até hoje de DJ para os jovens do Santa Marta.


Negu Tema conheci logo depois. Também oriundo da favela, Tema é hoje figura carimbada nas principais festas de Hip Hop carioca. Encontro ele sempre na Lapa, onde se pode perceber que é local. Após algum tempo, Jovem resolveu seguir carreira solo, e DJ Lulinha entrou na formação do grupo, que é formada atualmente por: DJ Saci, Negu Tema, e DJ Lulinha.

Resolvi contar aqui um pouco mais sobre A RESISTÊNCIA, porque segunda-feira aconteceu o primeiro evento de Hip Hop que apoiei depois que voltei para o Rio, em agosto do ano passado. Nesse evento reencontrei Tema e Saci, e em um momento que estávamos curtindo o som, nos olhamos, e talvez como quem volte no tempo, pensamos e falamos os três: "É A RESISTÊNCIA!" Continuamos sonhando, e acreditando no que estamos fazendo, e que continuaremos RESISTINDO contra tudo e todos pelo que acreditamos.

Encontrei diversas pessoas que justificaram a ausência na festa, pois souberam "muito em cima da hora". Aconteceram alguns problemas operacionais com os flyers, que ficaram prontos com somente uma semana de antecedência. Porém outra edição da festa acontecerá no dia 25, onde teremos uma boa oportunidade para nos reencontrarmos. Quem não foi poderá ver as fotos que foram tiradas ao meu pedido pelo meu convidado VIP, MC Fiel. Fiel tem um blog que já venho acompanhando há algum tempo, e que está se aperfeiçoando dia após dia.


FOTOS DA SESSÃO HIP HOP NO BLOG VISÃO DA FAVELA ,DO MC FIEL.

Nenhum comentário:

Compartilhe!