segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BLOG DO VINICIUS CORDEIRO

Hoje pela manhã quando acordei e abri o JB estava lá a matéria: PV ADMITE TER GASTO FUNDO PÁRTIDÁRIO INDEVIDAMENTE EM 2005. Já tinha publicado aqui sobre o livro do Jozé Louzeiro falando sobre o assunto.

Agora a noite recebi um telefonema do Vinicius Cordeiro, presidente do PT do B. No meio de nossa conversa ele meu perguntou se havia lido seu blog. Leio sempre que posso e hoje, confesso, não tinha lido! Quando abri o blog, após desligar o telefone, percebi que os meses de assessoria de imprensa que prestei para ele enquanto candidato à prefeito do Rio nos deixaram bem antenados. A matéria que publico a seguir é de hoje, da Folha de São Paulo, porém extraí do blog do Vinicius Cordeiro que todos os dias fala sobre política. Aliás, é bom pra quem foi candidato ou pretende um dia ser, já que Vinicius é um dos melhores advogados na área de legislação eleitoral. Hoje por exemplo ele também escreveu sobre o prazo para a prestação de contas dos que foram candidatos...vale a pena conferir: BLOG DO VINICIUS CORDEIRO


03/11/2008 - 08h51

PV admite ter gasto fundo partidário indevidamente em 2005
SERGIO TORRES da Folha de S.Paulo, no Rio

O PV (Partido Verde) reconheceu, em documento enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cometeu irregularidades nos gastos do dinheiro do Fundo Partidário em 2005 e propõe a devolução de parte da quantia se a Justiça Eleitoral julgar necessário.

Representado no governo Lula pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, o PV disputou o segundo turno no Rio de Janeiro com Fernando Gabeira, que teve 1.640.970 votos. O partido elegeu ainda a nova prefeita de Natal, Micarla de Souza. Em todo o país, elegeu 66 prefeitos e 1.128 vereadores. Em São Paulo, é aliado do DEM, do prefeito reeleito Gilberto Kassab.

Assinado por três advogados, entre eles Alexandre Kruel Jobim, filho do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o documento foi encaminhado ao TSE em 22 de setembro. É a primeira vez que o PV admite ter praticado ilegalidades ao gastar o que recebeu do Fundo Partidário.

No documento, o partido alega que os erros decorreram de "vícios formais (...), cometidos em total boa-fé, todos já devidamente saneados, dentro da lógica do possível e do razoável". Mesmo assim, pede à Justiça Eleitoral a "aprovação integral" das contas ou, "quando não muito, com ressalvas". Caso o tribunal não concorde, o PV pede que "seja facultada a pronta devolução ao erário" de R$ 78.397,81, referentes à parte das despesas questionadas.

Nos dois últimos anos, os gastos do PV em 2005 vêm sendo esmiuçados pelos técnicos do TSE. Em 16 de junho passado, a quarta análise das finanças do partido --sempre desfavoráveis às justificativas apresentadas-- gerou relatório de 18 páginas encaminhado pelo secretário interino de Controle Interno e Auditoria do tribunal, Wladimir Azevedo Caetano, ao relator do processo, ministro Caputo Bastos.

O secretário sugere ao ministro, mais uma vez, "a desaprovação das contas do Partido Verde referentes ao exercício de 2005". No relatório, o analista judiciário Evandro da Cunha Menezes, responsável pela apuração da Justiça Eleitoral, relaciona 11 irregularidades cometidas pelo partido nas despesas efetuadas com os R$ 1.149.872,18 recebidos do Fundo Partidário naquele ano.

Conforme a Folha revelou na edição de 13 de junho deste ano, a direção nacional do PV incluiu notas fiscais de empresas inexistentes nas prestações de contas apresentadas ao TSE referentes a 2004 e 2005.


NOTA DESTE BLOG: GABEIRA FOI OMISSO E APOIOU A REELEIÇÃO DE PENNA E OUTROS DA "OPERATIVA" DO PV...SEM MAIS COMENTÁRIOS...A TURMA DO PV É QUE DEVE EXPLICAÇOES POR TER EXPULSADO DO PARTIDO OS DENUNCIANTES...

Fonte: BLOG DO VINICIUS CORDEIRO

Nenhum comentário:

Compartilhe!