sexta-feira, 10 de julho de 2009

COMUNIDADES DA BAIXADA BENEFICIADAS

Sérgio Cabral inspeciona a maior obra desde a fundação do Estado do Rio de Janeiro


O Governador Sérgio Cabral visitou ontem, em Nova Iguaçu, o que vai ser a maior obra que o Estado do Rio de Janeiro está fazendo desde sua criação em 1975. O valor destinado para a construção é de 965 milhões de reais. A execução está sob a responsabilidade conjuntas do DER-RJ(Departameno de Estradas e Rodagens) e da Secretaria Estadual de Obras, que dividiram em quatro lotes as frentes de serviços para a execução do Arco. Entre os municípios que serão atravessados estão: Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica e Itaguaí. O projeto vai gerar dois mil empregos e está com a conclusão prevista para dezembro de 2010.


Acompanhando o Governador estavam o Vice-Governador e Secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, o presidente da ALERJ, Jorge Picianni, além de prefeitos, deputados estaduais e federais. Durante a explanação o Vice-Governador se dirigiu ao presidente da ALERJ como "nosso Senador", referindo-se à candidatura de Picciani ao Senado Federal.



Apesar de abraçar e conversar rapidamente com Sérgio Cabral no final do evento, Fernando Cid, Secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, chegou cedo e reclamou que a sua Secretaria não estava participando do processo. A ausência do prefeito do município onde o evento estava acontecendo também foi sentida.




O presidente da associação de moradores do bairro Amaral, Rogério dos Santos, reclamou acerca das indenizações: "as casas sem estrutura estão recebendo a mesma indenização que as de melhor estrutura". Rogério também reclamou da iluminação do local. A esperança dos moradores é que tudo melhore com as obras.


O subsecretário executivo de obras, Hudson Braga, esclareceu que as reclamações que estavam sendo feitas eram infundadas, já que aconteceram várias audiências públicas, com a participação das comunidades e entidades representativas. Também afirmou que nenhuma arvore, das 80 mil que serão retiradas, deixarão de serem catalogadas e ainda que, serão replantadas dois milhões de arvores como compensação. Quanto aos animais que forem encontrados, estes serão levados para o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres.




Após a apresentação de um video, mostrando como seria a obra em cada lote, com explanação de seu Vice, o Governador concedeu entrevista e disse que "os políticos falaram durante 36 anos do arco rodoviário(referindo-se aos ex-governadores), quando assumimos pensamos que tivesse alguma coisa pronta e não tinha nada. Tivemos que fazer todo o projeto." Disse mais: "Essa obra muda a cara da baixada." "Nós sonhamos e fizemos o projeto!" Sérgio Cabral também foi questionado sobre a mudança no comando da PM e disse que "o objetivo da PM é policiamento ostensivo, a polícia não pode ter uma visão aquartelada, ela tem que estar na rua!"



Fonte: ANF - Agência de Notícias das Favelas - www.anf.org.br





Nenhum comentário:

Compartilhe!