terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeituras de 26 cidades do Norte do Paraná devem fechar as portas amanhã em protesto.


A reclamação é pela queda nos repasses federais do Fundo de Participação dos Municípios.

Murilo Battisti*

As prefeituras que compõe a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, como Apucarana, Jandaia do Sul e Ivaiporã, vão paralisar os serviços municipais nessa quarta-feira. A manifestação contra a queda nas arrecadações do Fundo de Participação dos Municípios.

O corte nos repasses compromete o pagamento de despesas e o planejamento da prefeitura, principalmente em cidades menores. “Alguns municípios de pequeno porte dependem exclusivamente destas verbas”, afirma o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira.

Segundo o prefeito João Carlos de Oliveira, no início do ano o Governo Federal repassou uma verba para compensar as perdas, mas não supriu as necessidades, principalmente nos municípios de pequeno porte que dependem exclusivamente dos recursos.

Para o prefeito de Apucarana, o Governo Federal deveria manter os valores repassados o ano passado para resolver o problema. “Ele [Governo] deveria pelo menos manter o que foi repassado em 2008. É preciso medidas suplementares para suprimir as defasagens do primeiro semestre”.

O protesto dos 26 municípios do Vale do Ivaí foi definido na sexta-feira e vai acontecer nessa quarta-feira. Apenas os serviços de saúde e educação devem funcionar normalmente.
*Jornalista

Nenhum comentário:

Compartilhe!